Cirurgia de catarata em pacientes com diabetes
- admdrviniciusalbuq
- 3 de out. de 2024
- 1 min de leitura
A catarata é uma condição comum que ocorre com o envelhecimento, mas pessoas com diabetes têm um risco maior de desenvolvê-la mais cedo e de forma acelerada.

A cirurgia de catarata é eficaz para restaurar a visão, mas em pacientes diabéticos, requer cuidados adicionais devido às complicações associadas ao diabetes. Os altos níveis de glicose no sangue podem alterar o cristalino do olho, levando à sua opacificação e, consequentemente, ao desenvolvimento da catarata.
O diabetes pode acelerar o envelhecimento do cristalino, aumentando a necessidade de intervenção cirúrgica. Antes de realizar a cirurgia, é fundamental que os pacientes passem por uma avaliação minuciosa, que inclui controle glicêmico rigoroso, exame da retina e uma avaliação ocular completa.
Consultar o médico oftalmologista experiente e seguir todas as recomendações pré e pós-operatórias são essenciais para um bom resultado. Com um manejo adequado, a cirurgia de catarata pode proporcionar uma melhora significativa na qualidade de vida dos pacientes diabéticos.
Comentários